terça-feira, 20 de novembro de 2012

Delícias do Norte - Belém do Pará

terça-feira, 20 de novembro de 2012

A beleza do Brasil é a sua diversidade. Por conta do seu imenso território, podemos ir de Norte a Sul para encontrar terras, climas, culturas, hábitos alimentares totalmente diferentes. Parte da minha família é do Rio de Janeiro, parte é de Belém do Pará. Pois é, lá em cima no Norte, perto do Amazonas.

Belém é uma terra quente até dizer chega, chove quase todos os dias, tem praias belíssimas e uma gastronomia que só de lembrar dá água na boca de tanta saudade. Geralmente só mato a saudade de algumas comidas, frutas e doces deliciosos quando algum parente ou conhecido viaja para lá e traz para cá. Mas um dia desses, quando estava passeando em Ipanema, pertinho da praça General Osório encontrei uma loja chamada "Amazônia Soul", que trouxe um pouquinho do sabor do norte para o sudeste.

Vale a pena parar para tomar um sorvete de cupuaçu da Cairu, almoçar um tacacá ou ainda tomar uma cerveja Cerpa. Além de tomar o verdadeiro açaí, muito mais natural e gostoso. Claro que o valor é bem mais caro do que se você estivesse lá em Belém, mas para matar a saudade de vez em quando vale a pena.

Os sorvetes da Cairu são feitos à base de frutas frescas, creme de leite e leite em pó. É uma das sorveterias mais tradicionais de Belém. Mas não vá lá provar sorvete de morango, chocolate, flocos. Peça os das frutas da terrinha como Bacuri, Taperebá, Uxi, Cupuaçu e outros como de Tapioca, Castanha... O meu preferido é o de Cupuaçu. É de longe uma das minhas frutas favoritas. É meio azedinho mas uma delícia. Você pode fazer mouse, suco, sorvete...é dos deuses...Prova que você vai ver.

RECEITA DE SORVETE DE CUPUAÇU


1 lata de leite condensado
1 copo de cupuaçu
2 latas de creme de leite
½ pacote de gordura vegetal hidrogenada
3 claras em neve
3 gemas

Retire as peles das gemas com cuidado, reserve e derreta a gordura vegetal. Em uma batedeira coloque a gordura vegetal, as gemas, o leite condensado, o cupuaçu, o creme de leite, bata por 10 minutos, acrescente as claras com cuidado com o auxilio de uma colher até dissolvê-las. Coloque em uma vasilha e leve ao freezer por aproximadamente 2 horas, retire coloque novamente na batedeira e bata, coloque novamente na vasilha e retorne ao freezer por no mínimo 4 horas ou até firmar.

...............



E as comidas típicas? Se você gosta de experimentar pode pedir um Tacacá, Vatapá, Pato ao Tucupi, Maniçoba.

1) O Vatapá paraense é diferente do baiano, pois não leva peixe, amendoim e castanha de caju. É uma comida de-li-ci-o-sa. É um caldo resultante do cozimento do camarão com temperos, farinha de trigo, leite de coco puro e azeite de dendê.

2) O Tacacá é uma goma de tapioca, que você come com camarão e uma erva chamada jambu. A comida é servida em cuias.

3) O Pato ao Tucupi é feito com tucupi - líquido amarelo extraído da raíz da mandioca - jambu e pimenta de cheiro. Acompanha arroz branco. A comida causa tremor e uma leve dormência nos lábios.

4) A Maniçoba é conhecida como feijoada paraense. É preparado com folhas de mandioca moída e cozida por 1 semana. Depois é acrescentado ao prato carne de porco, carne bovina e outros ingredientes.

Preparado para provar essas delícias do Pará?

Fonte: http://www.delicie.com.br
http://www.santaremtur.com.br
http://www.papoinformalpapoinformal.blogspot.com
http://www.brasilcultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem perder a ternura © 2014