sábado, 25 de abril de 2015

Conheça o Fashion Revolution Day

sábado, 25 de abril de 2015


O Modices é um dos blogs mais bacanas de moda do Rio. Lá tem papos além do look do dia. Acho bem legal a gente se aprofundar um pouco mais, parar de vestir o mesmo uniforme, ter personalidade de verdade.

Lá tem um assunto bem legal chamado FASHION REVOLUTION DAY, ou dia da revolução na moda. É um movimento de conscientização sobre os impactos sociais e ecológicos da roupa que nós vestimos. O projeto defende o uso do poder da moda para inspirar mudanças reais na sociedade.

Uma vez vi um vídeo que perguntava para as pessoas se elas sabiam da onde eram produzidas suas roupas. Eu me decepcionei com duas pessoas - que eu não vou citar o nome aqui - um músico alternativo e uma bam bam bam da moda.

O primeiro disse que ele não estava nem ai, nem queria saber. Tudo bem que nós não sabemos - pelo menos a grande maioria não sabe. Mas você chegar e dizer que nem se importa? Uma pessoa que passa uma imagem tão cult, intelectual falar uma coisa feia dessas?

No mínimo eu esperava uma resposta do tipo "é, nós estamos errados, nós deveríamos saber" ou "realmente eu não sei e isso é uma vergonha mesmo" ou talvez "é, vou tentar pesquisar mais sobre" - sei lá! Depois disso eu comecei a achar a pessoa e suas músicas sem sentido, rasas, como se aquele fosse um personagem mentiroso.



A outra uma senhora que todos acham o máximo. Disse também algo do tipo "não me importa, até porque na China não existem leis trabalhistas, então tudo é legal lá." Beleza então. Pessoas trabalham quase escravizadas, um complexo de fábricas desmorona e ah...não tem problema, lá esse tipo de trabalho é legal. Rs Achei de uma desumanidade e de uma deselegância, que desculpa, mas nenhum modelito fashion vai fazer eu ou qualquer pessoa com bom senso achar você uma referência de alguma coisa.

Que medo.

Seria fantástico se as marcas aderissem a esse movimento. Já vi tanto fast-fashion quanto loja chique e cara utilizando trabalho escravo para produzir suas roupas que até é difícil você saber quem faz e quem não faz essa prática.

Não tem jeito de escapar até tudo ficar transparente.

Algumas soluções para escapar desse cenário

1) Prestigiar os estilistas independentes
Vá nas feiras que acontecem no seu estado. Alguns deles você até conhece pessoalmente e troca uma ideia. Tem roupas até mais originais do que nas lojas que encontramos por aí. E vai ser difícil encontrar alguém com uma peça semelhante (se você se importa com isso).

2) Mande um email para sua marca favorita
Mande um email e pergunte onde as roupas são fabricadas. Fale com eles sobre o Revolution Fashion Day e incentive que eles mostrem também esse outro lado que você não conhece.

Quem sabe conseguimos um futuro mais sustentável?




Saiba mais sobre no site oficial, aqui.

Um comentário:

  1. Olá!
    Adorei o post...eu já tinha visto esse movimento e realmente é muito importante sabermos onde se fabrica e...por quem. Há muita escravidão por esse oriente fora e não só.
    Parabéns pelo post, super bem escrito e muito informativo.
    Um beijinhos grande de Portugal :-)
    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderExcluir

Sem perder a ternura © 2014