sábado, 15 de dezembro de 2012

Negócio Divertido - transforme hobby em empresa

sábado, 15 de dezembro de 2012
A vida é uma caixa de surpresa. Você trabalha para viver ou vive para trabalhar? Que tal tornar seu hobby um negócio? Pode ser mais divertido e realizador, do que passar horas no escritório fazendo um trabalho pedante, aguentando o chefe, com aquele sorriso amarelo e pensando "quero sair logo daqui, 18 hs chega logo". Você pode se planejar para ter um investimento próprio antes de largar de vez seu emprego. Depende do tipo de negócio que você quer investir.

Claro, que arriscar um negócio próprio tem suas vantagens e desvantagens, mas se você quer dar esse passo em sua vida, porque não recorrer a dicas de especialistas? Ajuda a preparar o terreno para você pular de cara nesse desafio. Você pode transformar seu hobby em uma empresa. E se é aquilo que você já faz bem, porque não ser um sucesso?

Especialista 1: Emma Jones



Na revista "Pequenas Empresas Grandes Negócios" do mês de dezembro/2012 tem uma entrevista com a inglesa Emma Jones, que segundo ela, cresceu com a idéia de que ser autônoma era a coisa mais natural do mundo. Ela virou especialista em pequenos negócios e fundou duas iniciativas para ajudar startups no Reino Unido: Enterprise Nation e Startup Britain.

Ela lançou um livro em setembro chamado "Ganhe dinheiro com o que você sabe fazer: um guia para transfornar seu hobby em um negócio" - em inglês "Make money from makes: a guide to turning your hobby into a business" -> O livro ainda não tem tradução para português.

Ela diz que qualquer hobby pode ser rentável, desde que você direcione sua atividade para um público bem definido, que tenha os meios e intenção de comprar de você. Mire um nicho. Use tecnologias gratuitas e de baixo custo inicialmente para levar sua marca aos clientes.

Se você não tem experiência com finanças - e essa é uma parte crítica vai por mim! - ela recomenda terceirizar esse serviço rapidamente. Procure um contador de confiança - peça para amigos, parentes que já trabalharam com ele, porque contador é muito difícil e pode te atrasar milhões de anos. Você precisa estar atenta sobre os impostos e taxas da sua área, nota fiscal no RJ, SP (cada município precisa de cadastro para que não retenha 5% de ISS, entre outros detalhes) para que você já resolva logo de começo o principal.

Ela aconselha também, para que seu hobby não vire um tormento, terceirizar aquilo que você não gosta de fazer. 

Não li o livro, mas parece ser bem interessante.

...............................................................................................................................................................

Especialista 2: Elsie Larson


A Elsie Larson é uma blogueira e estilista americana do lindo Beautiful Mess - se você não conhece, corre lá para ver é a coisa mais linda! - que dá dicas de decoração, moda e culinária, entre outras coisas. Ela tem uma grande visitação e hoje ganha a vida com o blog. 

Se você quer ter um blog interessante e quer transformá-lo em negócio, ela tem cursos online para dar um upgrade nas suas postagens, além de contar a história de como ela começou, dicas de fotografia, de como criar personalidade no blog, etc!

Se você gosta de escrever e achou seu nicho, acho que é bem interessante, o curso é todo online, em um acesso restrito a determinado conteúdo no site dela. 

Uma discussão atual sobre blogueiras é o uso de publieditoriais de forma oculta, não mostrando ao leitor que aquele post na verdade é pago. Para você não ter problemas, basta criar uma tag bem chamativa que aquele post é patrocinado. Se você se dedica, tem audiência e pode fazer post pago, porque não? Mas não escolha qualquer patrocinador, tenha critério, para não afastar seu público-alvo. Tem que existir um contexto daquele produto com seu blog.


...............................................................................................................................................................

Especialista 3: Joshua Davis



O Joshua Davis é um designer que defende que "trabalho é diversão". Ele cria composições gráficas fantásticas que são estampadas em paredes, shapes de skates, entre outros suportes. O cara é um entusiasta , dá para ver a felicidade no rosto dele que ele é totalmente realizado naquilo que faz. Talvez essa seja a melhor parte de ser empreendor...quando você realiza algo e é reconhecido por isso. Dá um orgulho, sabe?

Como ele se inspira para criar seu trabalho? Em elementos do dia-dia, em um piso no chão do porão de um amigo, por exemplo. Ele vê arte em todo o lugar e começa a desenhar. Seu hobby é totalmente seu trabalho.

Pensar e listar pessoas inspiradoras também é uma forma de te animar para essa nova empreitada.

 ...............................................................................................................................................................

Quer mais uma ajudinha? Esses dias navegando no facebook encontrei essa fanpage: "Curso Minha Empresa", que é um curso online grátis e se você participar pode ganhar uma ajuda de custo de 25 mil reais para começar seu negócio!

O máximo né? Visite!

(Esse post não é um publieditorial!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem perder a ternura © 2014