Claro, que arriscar um negócio próprio tem suas vantagens e desvantagens, mas se você quer dar esse passo em sua vida, porque não recorrer a dicas de especialistas? Ajuda a preparar o terreno para você pular de cara nesse desafio. Você pode transformar seu hobby em uma empresa. E se é aquilo que você já faz bem, porque não ser um sucesso?
Especialista 1: Emma Jones
Na revista "Pequenas Empresas Grandes Negócios" do mês de dezembro/2012 tem uma entrevista com a inglesa Emma Jones, que segundo ela, cresceu com a idéia de que ser autônoma era a coisa mais natural do mundo. Ela virou especialista em pequenos negócios e fundou duas iniciativas para ajudar startups no Reino Unido: Enterprise Nation e Startup Britain.
Ela lançou um livro em setembro chamado "Ganhe dinheiro com o que você sabe fazer: um guia para transfornar seu hobby em um negócio" - em inglês "Make money from makes: a guide to turning your hobby into a business" -> O livro ainda não tem tradução para português.
Ela diz que qualquer hobby pode ser rentável, desde que você direcione sua atividade para um público bem definido, que tenha os meios e intenção de comprar de você. Mire um nicho. Use tecnologias gratuitas e de baixo custo inicialmente para levar sua marca aos clientes.
Se você não tem experiência com finanças - e essa é uma parte crítica vai por mim! - ela recomenda terceirizar esse serviço rapidamente. Procure um contador de confiança - peça para amigos, parentes que já trabalharam com ele, porque contador é muito difícil e pode te atrasar milhões de anos. Você precisa estar atenta sobre os impostos e taxas da sua área, nota fiscal no RJ, SP (cada município precisa de cadastro para que não retenha 5% de ISS, entre outros detalhes) para que você já resolva logo de começo o principal.
Ela aconselha também, para que seu hobby não vire um tormento, terceirizar aquilo que você não gosta de fazer.
Não li o livro, mas parece ser bem interessante.
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Especialista 2: Elsie Larson
A Elsie Larson é uma blogueira e estilista americana do lindo Beautiful Mess - se você não conhece, corre lá para ver é a coisa mais linda! - que dá dicas de decoração, moda e culinária, entre outras coisas. Ela tem uma grande visitação e hoje ganha a vida com o blog.
Se você quer ter um blog interessante e quer transformá-lo em negócio, ela tem cursos online para dar um upgrade nas suas postagens, além de contar a história de como ela começou, dicas de fotografia, de como criar personalidade no blog, etc!
Se você gosta de escrever e achou seu nicho, acho que é bem interessante, o curso é todo online, em um acesso restrito a determinado conteúdo no site dela.
Uma discussão atual sobre blogueiras é o uso de publieditoriais de forma oculta, não mostrando ao leitor que aquele post na verdade é pago. Para você não ter problemas, basta criar uma tag bem chamativa que aquele post é patrocinado. Se você se dedica, tem audiência e pode fazer post pago, porque não? Mas não escolha qualquer patrocinador, tenha critério, para não afastar seu público-alvo. Tem que existir um contexto daquele produto com seu blog.
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Especialista 3: Joshua Davis
O Joshua Davis é um designer que defende que "trabalho é diversão". Ele cria composições gráficas fantásticas que são estampadas em paredes, shapes de skates, entre outros suportes. O cara é um entusiasta , dá para ver a felicidade no rosto dele que ele é totalmente realizado naquilo que faz. Talvez essa seja a melhor parte de ser empreendor...quando você realiza algo e é reconhecido por isso. Dá um orgulho, sabe?
Como ele se inspira para criar seu trabalho? Em elementos do dia-dia, em um piso no chão do porão de um amigo, por exemplo. Ele vê arte em todo o lugar e começa a desenhar. Seu hobby é totalmente seu trabalho.
Pensar e listar pessoas inspiradoras também é uma forma de te animar para essa nova empreitada.
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Quer mais uma ajudinha? Esses dias navegando no facebook encontrei essa fanpage: "Curso Minha Empresa", que é um curso online grátis e se você participar pode ganhar uma ajuda de custo de 25 mil reais para começar seu negócio!
O máximo né? Visite!
(Esse post não é um publieditorial!)
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