sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sunday Tracks #02 - Filmes Xodós

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Para aproveitar o feriado, que tal colocar no seu dvd o seu filme xodó? Aquele que você vê e revê sempre, sabe os diálogos todinhos, o dvd na prateleira é quase intocável, você já sabe o final mas ri, chora, se descabela mesmo assim todas as vezes que vê.

Ter aquele filme preferido em mãos é a mesma sensação de ter nas mãos seu livro preferido, você pode rever quantas vezes quiser, a capa faz parte da decoração da casa, você sempre o olha com um sorriso no rosto!

Segue a minha lista de filmes xodós, será que bate com a sua? É uma boa pedida para o dia preguiçoso de hoje!


1. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança
A primeira surpresa é ver o Jim Carrey em um filme sério. E o cara é bom. Kate Winslet perfeita como uma personagem que muda seu cabelo a cada cena, quem não queria ser Clementine? A trilha sonora de Jon Brion se encaixa perfeitamente nas cenas. Você se identifica com os personagens, afinal, quem tem a vida perfeita? Alguma vez na sua vida você quis apagar alguma coisa da sua memória? O filme toca bem fundo na ferida. E o casal fugindo na mente do personagem principal é a parte mais legal do filme. Ainda tem a Kristen Dunst e o Mark Ruffalo no elenco. Um dos filmes para guardar o dvd e o cd com a trilha sonora, que é boa do começo ao fim. Filme de Michel Gondry.


 
2. A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça
Um filme do Tim Burton tinha que estar na lista. Eu gosto muito da estética sombria dos filmes de Tim Burton e esse filme tem os elementos certos de um bom filme de terror. Foi um dos primeiros dvds que eu comprei dele. O figurino da era vitoriana, os elementos do paganismo são atraentes. Mostra também a história da caça as bruxas de uma forma poética. Os filmes de Tim Burton sempre começam assim, contando algum fato passado de uma forma onírica, parece um sonho. E com outra grande trilha sonora do Danny Elfman, que como Johnny Depp sempre acompanha o diretor nos seus filmes.




3. Requiem para um sonho
Esse filme eu cheguei a ver no cinema, naqueles cinemas de bairro que já não existem mais aqui na minha cidade. Eu lembro de ver uma edição muito rápida e eficiente, filmagens bem cruas, perto da realidade das drogas e como elas podem destruir as vidas de diferentes tipos de pessoas de formas diversas. Quem diz que uma dona de casa que quer emagrecer para entrar em um vestido pode se viciar em afetamina? Fiquei tão impressionada de verdade que nem me mexi no final do filme. O fundo do poço dos personagens é mostrado a forma mais chocante possível. Jared Leto, Jennifer Connelly e Marlon Wayans estão excelentes. Filme de Darren Aronofsky.



4. Old Boy
É um filme sul coreano fantástico para quem gosta de filmes no estilo Tarantino. O tema central é a Vingança. Na verdade, Old Boy faz parte de uma trilogia - os dois outros filmes são Lady Vingança e Mr Vingança. A trilha sonora do filme é para guardar, linda de se ouvir. Conta a história de Oh Dae-su, que fica trancado em um quarto de hotel por 15 anos. Quando é libertado ele busca saber quem o prendeu e sai em busca de vingança. Nunca me canso de ver Old Boy.



4. Moulin Rouge
Gosto muito de musicais. E eu gosto do estilo do diretor Baz Luhrmann que mistura uma linguagem cinematográfica moderna a filmes de época. Tem ainda o Ewan McGregor cantando. A trilha sonora tem "Like a Virgin" da Madonna, "Smell like a teen spirit" do Nirvana, "Your Song" do Elton John, "Nature Boy" do David Bowie com clima totalmente diferente. O visual de sonho da boemia francesa, do Moulin Rouge no seu auge e decadência também encanta. A Nicole Kidman linda e com bem mais sal nos figurinos de cortesã de época também não fica atrás.



5. Indiana Jones
O herói dos heróis vai! Domingo na hora do almoço corria para ligar a televisão e ver as inúmeras reprises de Indiana Jones. A música marcante de John Williams eterno parceiro de Steven Spielberg ficou como uma das melhores trilhas de filmes de ação. As melhores cenas são aquelas do jantar da cabeça de macaco e do corredor cheio de insetos, eca! Não sei qual preferido, eu gosto dos quatro filmes, até o último que não agradou muito os fãs. Os filmes são "Os caçadores da arca perdida", "Templo da Perdição", "A última cruzada" e "O reino da caveira de cristal".



6. O Diabo veste prada
Filme bem mulherzinha na lista. A moda pode te corromper hahaha. Não tem como odiar a Meryl Streep. Maravilhosa! A trilha sonora é muito boa também, ficava assistindo quando estava trabalhando em casa para passar o tempo, me divertir um pouco. Foi o filme que me chamou atenção para a Anne Hathaway. Conta a história de uma jornalista que ganha um emprego em uma revista de moda chamada Runaway, que tem uma diaba como editora. Ela vai evoluindo no trabalho, ganha mais estilo e noção de moda, mas vai perdendo também o rumo, a personalidade, os amigos e até o namorado para o glamour do mundo da moda.


7. Pulp Fiction
Quentin Tarantino narra três histórias diferentes que se misturam: a de dois assassinos profissionais, um pugilista e um casal de assaltantes em um restaurante. A trilha sonora empolga desde o início. O filme mistura humor e violência e tem diversas alusões a outros filmes e exalta a cultura pop. Chamam Tarantino de cleptomaníaco cinematográfico, mas que faz com maestria seu trabalho, que é recortar influências de diversos filmes de estilos e épocas diferentes e criar um novo filme so fuckin good.



8. Kill Bill
Tem tudo de um bom Tarantino - tema central sobre vingança, mulheres fortes, trilha sonora arrasadora mesclando temas clássicos e modernos, cultura oriental e Uma Thurman. Quem não gostaria de ter uma espada Hattori Hanzo? Kill Bill mistura colorido e PB, anime, cenais de filmes antigos revisitadas, vilões bacanas e uma jornada épica de dois filmes com ótimos atores. A primeira parte para mim supera a segunda, mas não tem como não ver os dois. Se for em sequencia melhor! Dizem que foi confirmado Kill Bill 3, será?




9. Across the universe
Mais um musical na lista. Dessa vez com música dos Beatles. Dirigido pela Julie Taymor, que tem um estilo bem peculiar meio lírico, imagens como se saíssem de uma pintura. O nome de todos os personagens foram retirados das letras das músicas dos Beatles: Jude, Lucy, Prudence... A trilha sonora foi toda cantada pelos atores durante as filmagens. Quem gosta de beatles e da contracultura dos anos 70 não pode perder.




10. Onze homens e um segredo
É uma refilmagem do filme de 1960 por Steven  Soderbergh. Conta a história de Danny Ocean, que reúne 11 homens para roubar 3 cassinos de Las Vegas. A edição rápida e a trilha sonora embalada por músicas clássicas instrumentais, Elvis Presley e Quincy Jones se encaixam perfeitamente no clima cool do filme. Você pode até saber o final, mas o desenrolar de todo o plano do roubo, até o roubo é si é divertido demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem perder a ternura © 2014