quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Aproveitando o Rio - Jardim Botânico

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Encontrei a Luz no Jardim Botânico Rs

 Ás vezes estamos tão acostumados com a paisagem do Rio de Janeiro, nessa correria tão louca do dia-a-dia, que não paramos para apreciar a natureza ao nosso redor. É bom parar um pouco e relaxar nos principais pontos turísticos da sua cidade, como o Jardim Botânico. Nem me lembro mais quando eu fui pela última vez...deve ter sido quando criança (olha que absurdo). Moro a 40 minutos de ônibus desse paraíso verde e agora voltei lá, para as aulas de fotografia que estou fazendo.

Você deve reservar umas 4 ou 5 horinhas para passear entre a rica flora que existe no Jardim Botânico. Cada árvore tem uma textura diferente, é interessante observar. Quando cansar, ou estiver com muito calor, basta sentar nos banquinhos com sombra e sentir aquele ventinho gostoso, dá até para tirar um breve cochilo. Relaxa muito, parece que você está em lugar afastado da cidade. É bom fugir do caos de vez em quando.

Lembro que eu fui passar Carnaval em Lumiar, no interior do Rio de Janeiro. No meio do caminho, o ar já tinha um cheiro diferente, mais limpo, mais puro. Estamos tão acostumados com poluição, que conseguimos identificar logo um ar diferente. No Jardim Botânico foi essa a sensação que eu senti.

Nesses tempos de consciência ecológica, acho que todo pai e mãe deveria levar seu filho para apreciar e valorizar a natureza. Todo dia vemos pessoas mal educadas jogando lixo no chão, poluindo os rios na cara de pau, indo para praia e deixando o lixo na areia, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Enfim, cada um tem que fazer a sua parte para tentar mudar um pouco os hábitos. Consumir menos, reaproveitar, reciclar. Aos poucos algumas sementes são plantadas, seja por amigos, parentes, programas de televisão, blogs sustentáveis. Será que vai ter jeito? Esperamos que sim.

Ah, lá tem um espaço para piqueniques também. É uma área reservada, onde tem uma lanchonete. Não pode comer em qualquer lugar lá no Jardim Botânico, para que não joguem lixo no lugar errado.

Tem o Jardim Japonês - como eu adoro - é bom se sentir um pouco no Japão de vez em quando. Meu sonho visitar esse país! E tem o jardim Mexicano, cheio de cactos de diversas espécies, muito bacana!



1) Jardim Japonês com tudo que ele te direito! :)

2) Durante o trajeto, tem vários rios, corregos, chafarizes...delícia! Nos dias de calor dá vontade de tomar banho neles rs, claro que é proibido.

3) Adoro Vitória Régia! Pena que as flores estavam fechadas, ficam mais lindas!

4 e 5) Diversos cactos no Jardim Mexicano

Vale ou não vale a pena visitar? Dá vontade de morar lá dentro! :) Se você for do Rio, ou vier um dia passear aqui, reserve um tempinho para visitar o Jardim Botânico!

SITE OFICIAL
http://www.jbrj.gov.br/

INGRESSO
R$ 6,00
Gratuidade para: Crianças até 7 anos Adultos a partir de 60 anos, residentes no Brasil ou em outros países que fazem parte do Mercosul.

ACESSOS
 - Rua Jardim Botânico, 1008 (com estacionamento e bicicletário)
 - Rua Jardim Botânico, 920 (sem estacionamento, com bicicletário)
- Rua Pacheco Leão, 100 (somente pedestres).

Nos fins de semana, os visitantes do Jardim Botânico também podem utilizar o estacionamento do Jockey Club Brasileiro.

INFORMAÇÕES
(21) 3204-2504

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem perder a ternura © 2014