sábado, 20 de outubro de 2012

Sunday Track # Filmes baseados em contos de fadas

sábado, 20 de outubro de 2012

Contos de fadas não são filmes bobinhos, açúcar de menininha. São histórias que mexem com nosso psicológico e ajudam a resolver conflitos, medos e sonhos. Existe um livro chamado a Psicanálise dos Contos de Fadas que os analisa de uma forma bem interessante. 

Comecei curiosa a assistir "Once upon a time", série de televisão com Jennifer Morrison (ex-Dr House)  que conta a história de Storybrooke, uma cidade que abriga uma maldição. Todos os seus habitantes são personagens de contos de fadas (mas eles não se lembram disso) e cada episódio vai contando a história de cada um deles.

Todo domingo vou fazer uma lista de assuntos diversos e esse espaço será chamado de "Sunday Track".





10. HOOK - A VOLTA DO CAPITÃO GANCHO

Filme de infância, era fã do Robin Williams. E o filme é um espetáculo com Dustin Hoffman e Julia Roberts. Reproduz a história de Peter Pan quando mais velho, que precisa voltar para a Terra do Nunca e relembrar sua vida antes de casar com a (filha) de Wendy para salvar os filhos.

Cena marcante: Quando ele luta com o novo líder dos garotos perdidos para retomar seu lugar.



9. PARA SEMPRE CINDERELA

Drew Barrymore trouxe para as telas uma Cinderela mais próxima a realidade. Nada submissa, a mocinha sabe até lutar com espada. Super independente, ela mesma se salva do vilão e não espera o mocinho. A fada madrinha da personagem é Leonardo Da Vinci.

Cena marcante: No final, quando ela se livra do vilão por si só e o príncipe surpreso aparece na frente para salvá-la.



8. ENCANTADA

O filme é baseado na Branca de Neve cm o eterno galã dos anos 80 Patrick Dempsey (como o tempo faz bem para algumas pessoas hein? Vi um dia no Netflix com total despretensão - estava esperando o pior. Mas é divertido. A história de uma princesa que é enviada para a cidade de Nova York e aprende a ser "humana", enquanto todos os personagens da sua terra mágica procuram por ela. Um filme que claramente ironiza os contos de fadas.

Cena marcante: Na cidade, quando a princesa canta e chama seus "amigos" para limpar o apartamento do Patrick Dempsey - aparecem ratos, baratas e outros animais asquerosos. A parte mais engraçada do filme.



7. ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS 

Tim Burton se aventurou no mundo de Alice. A estética das árvores retorcidas e do lado sombrio e colorido ao mesmo tempo do diretor deu uma vida nova a história da menina cheia de imaginação que cai em um mundo mágico e louco. Sou suspeita para falar de Tim Burton, porque é um dos meus diretores favoritos.

Cena marcante: Alice caindo no buraco e a música bem marcante de Danny Elfman



6. A GAROTA DA CAPA VERMELHA

A história da Chapeuzinho Vermelho se transformou num suspense protagonizado pela atriz Amanda Seyfried. É ambientada em um vilarejo sombrio, onde seu povoado tem uma espécie de trégua com o lobisomem, mas esta trégua é quebrada em uma noite de lua cheia. Gary Oldman também está no elenco. Tem um clima meio Crepúsculo nos cartazes, eu não vi ainda, mas espero que o Lobisomem não brilhe no sol.

Cena marcante: Não vi, ainda na lista!



5. BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR

Com Kristen Stewart e Charlize Teron. As imagens são bonitas, a Kristen-Bela-Stewart até que sai bem no filme. A Branca de Neve dessa versão também é uma heroína de capa e espada.

Cena marcante: Quando aparece um unicórnio na floresta atestando que a menina é a princesa fugitiva.



4. SLEEPING BEAUTY

A versão patrocinada por Jane Champion do conto da Bela Adormecida. A jovem diretora Julia Leight cria um thril­ler alta­mente pro­vo­cante, sobre a his­tó­ria de uma prostituta. Lucy é uma universitária que aceita um serviço bem estranho: ela toma um chá em que fica em sono profundo e homens pagam para dormir com ela e podem fazer de tudo. Apenas uma regra é dita aos usuários "sem penetração". Uma versão bem obscura.


Cena marcante: Não vi, ainda na lista!



3. ROBIN HOOD

Como li em um blog, o diretor Ridley Scott tira o folclore do personagem e coloca um filme mais realista em cena. O papel marcante do Russell Crowe é e sempre será o Gladiador. Esse Robin Hood não me prendeu muito a atenção. Ainda tenho que tentar vê-lo de novo.

Cena marcante: Vi pela metade! ainda na lista!



2. MÁGICO DE OZ

Por mais engraçado que pareça, esse filme era o clássico que passava todo final de ano - Depois da virada, do programa da Xuxa ou do show do Roberto Carlos, você insistia com a sua mãe para poder ficar acordado só mais um pouquinho para ver o Mágico de Oz. Dá vontade de viajar com a Doroty nesse mundo mágico de Oz.

Cena marcante: Quando de preto e branco a tela do filme fica colorida para mostrar a passagem da personagem após o furacão e a terra mágica.



1. SLEEPY HOLLOW 

Um conto americano de terror - "O cavaleiro sem cabeça" é um dos melhores filmes de Tim Burton. Christina Ricci loira, um cenário e trilha sonora perfeitos. O cenário do filme parece saído de pinturas antigas.

Cena marcante: Quando o personagem de Johnny Depp vê um personagem ser morto, a cabeça rola entre suas pernas e o cavaleiro sem cabeça pega a cabeça com a espada. Depois ele desmaia (com razão).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem perder a ternura © 2014