segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Dica #06 - Conheça novas histórias - Inspiração à flor da pele

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Minha mente está inquieta para criar. No final de semana teve o Insert Brasil, evento de Design (finalmente!) no Rio de Janeiro. É uma iniciativa nova e espero que tenha longa vida, porque precisamos de eventos que tragam designers para mostrar seus processos criativos não só do Brasil, mas como de outros países.

Conheci pessoas muito bacanas e criativas no Projeto Feirinha! Vou fazer um post separado do produto de cada um deles para apresentar o trabalho: uma galera mega criativa, que corre atrás e que está criando e reinventando produtos e serviços: Ilustríssima, Mimos Palha Italiana, ManuMonuMei, Experimêntica, Le Petit Pirate, Platz e Bolei.*

*(Obs: Foram as marcas que eu troquei idéias mais a fundo pessoalmente e me contaram um pouco sobre os produtos, as outras também são excelentes como A feira, Miss Manga, Movin, Estamparia Literária, Zerezes e Oficina Itsu)

Veja mais sobre todos os artistas do Projeto Feirinha
http://insertbrasil.com/conteudo/projeto-feirinha/

Vou destacar aqui duas palestras que foram excepcionais: dos designers Joshua Davis e Aaron Duffy. O que me impressiona é a grande experimentação que existe no design lá fora. Joshua Davis em especial me deixou totalmente inquieta, com vontade de desenhar todos os dias. Ele começa seu design com formas super simples e depois junto tudo em um grande mosaico que forma desenhos incríveis. Carismático e desbocado, o designer segurou a platéia muito bem, pois eram 19 hs de um domingo e a última palestra. Ou seja, todo mundo já estava cansado da maratona de palestras dos dois dias.

O Senai disponibilizou oficinais gratuitas de Criação de Personagem Publicitário, Cartaz Tipográfico, Identidade Visual entre outras com professores renomados na àrea como Rafo Castro e Carlito Machado - foi interessante conhecer e conversar com profissionais que dão aula e com ex-alunos do curso do Senai, pois já tinha lido e pesquisado sobre ele e me pareceu uma ótima opção para quem quer estudar e se aprofundar em Design.

A única coisa que senti falta foi de uma presença maior das marcas que estavam no espaço de entrada do evento - A Compactor com um mural sem graça para os designers desenharem (que tinha mais escrita normal do que desenho, ilustração em si), a Oppa que pensei que ia ter um stand com os produtos (estava doida para olhar de perto) e a Camiseteria que fez uma exposição de camisetas no alto e super até demais discreta (sem graça).

Os pontos positivos dessa àrea foram: O mega mural com fotos que os visitantes tiravam e recebiam impressa em poucos minutos da Foto Cabine e seu produto Printsgram, Exposição de artistas da América Latina do Projetos Nosostros, as pistas de skate, Os guarda-sóis da La Estampa com customização de designers ao vivo e a Experimentação da Bike Lev :)

Palestras de brasileiros em destaque: Conspiração Filmes - que mostrou o processo dos efeitos visuais de seus comerciais e filmes, a agência Tátil, que é sempre inspiradora mas como tem muito material e vídeos deles na web, acabou não sendo uma surpresa e o excelente trabalho da Tecnopop, que também é muito inspirador, mas com uma apresentação cansativa que mostrou mais a teoria do que a prática.


Dois vídeos criados por Aaron Duffy na 1stAveMachine
Daquele tipo de trabalho que você pensa: Eu queria ter pensado nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem perder a ternura © 2014